Com o tema central: “Conectando os pontos para a segurança do paciente: pessoas, processos e tecnologia”, o evento aconteceu em Manaus no Centro de Convenções Vasco Vasques, entre 21 e 23 de setembro.
Entre conferências, mesas redondas, apresentação de trabalhos e visitação em estandes, o evento nesta terceira edição, reuniu profissionais das diversas áreas da saúde trazendo abordagens com especialistas em segurança do paciente, gestão e acreditação. O Diretor Regional Norte da Opy Health, Thiago Nery Python, foi um dos palestrantes no evento e apresentou ao público como o modelo de parcerias público-privada pode ser uma alternativa na gestão hospitalar nacional contribuindo com impactos positivos sociais e ambientais.
“Nós da Opy Health estamos muito orgulhosos em poder mostrar um pouco dos benefícios que o modelo de Parcerias Público-Privadas dos serviços não assistenciais pode trazer para a qualidade e segurança do paciente nos hospitais brasileiros. Acreditamos que uma gestão focada nos objetivos fim do hospital aliada a ações de melhorias do ambiente hospitalar conseguem transformar o ambiente de trabalho, proporcionando as melhores condições para os médicos e enfermeiros desempenharem o que fazem de melhor. Salvar vidas.” Declara Thiago Python, Diretor Regional Norte da Opy Health
A Opy recebeu em seu estande, centenas de visitantes interessados em conhecer melhor a atuação no hospital Delphina Aziz e nos seus hospitais em outras regiões do país. O evento foi uma oportunidade para apresentar todos os serviços, e claro, os resultados impactantes que a companhia tem trazido à população que necessita do SUS.
O encontro é realizado anualmente pela Qualipaciente Amazonas, e em 2023 contou com o apoio do Hospital Albert Einstein, Organização Nacional de Acreditação (ONA), Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) e inúmeras instituições de saúde de vários Estados foram convidadas a participar do evento.
A médica intensivista e coordenadora do simpósio Liane Cavalcante, ressalta que o evento é uma oportunidade para debater e sensibilizar os profissionais de saúde de todos os níveis hierárquicos e segmentos para o tema da segurança do paciente, tão importante para a melhoria da qualidade do serviço hospitalar. Ela destaca que a segurança do paciente ainda precisa ser tratada com mais dedicação e reforçada em todas as esferas hospitalares, mesmo sendo tema central do plano de ação global para a segurança do paciente 2021-2030 capitaneados pela Organização Mundial da Saúde e Patient Safety.